<< Voltar     


Embalagem flexível de Sempre Livre com 33% de Resina Pós-Consumo

Vencedor em Estratégica - Voto Popular - 2020

Data de lançamento: 30/01/2020

Categoria: Sustentabilidade

Tags: sustentabilidade, johnson & johnson, absorvente, plástico verde, I am green, Braskem

Vencedor: Johnson & Johnson do Brasil (www.jnjbrasil.com.br)
Convertedor: Mega Embalagens / Braskem
Brand owner: Johnson&Johnson


País: Brasil


A primeira embalagem de filme flexível com baixa espessura a inserir 33% de resina pós-consumo no seguimento de cuidados femininos, reduzindo a pegada de carbono em 10,25% em relação as embalagens atuais. Um desenvolvimento desafiador de dois anos da Johnson & Johnson, Mega Embalagens e Braskem. Um dos desafios foi extrusar um filme flexível uma baixa espessura, 40 micras, inserindo uma alta porcentagem, 33% de Resina Pós-Consumo (PCR) I am Green Recycled da Braskem e ainda homologar em 100% das linhas de produção do Brasil foi um desafio que durou dois anos. Pois, extrusar PCR em filmes é um grande desafio.

SEMPRE LIVRE está comprometida a reduzir o impacto de seus produtos no meio ambiente através da iniciativa: uso de 33% de resina pós-consumo (PCR) nas embalagens externas e planejando usar cada vez mais de forma a aumentar o uso desse material, sempre mantendo a segurança em mente. Testes e produções realizadas na planta fabril de São José dos Campos confirmaram uma maior selabilidade no empacotamento automático dos absorventes da linha SEMPRE LIVRE ®. Conseguimos um aumento propriedade de selagem , força de selagem em pacotes produzidos com resina PCR.

A eficiência no processo de distribuição do produto final é a mesma, mas observamos que trabalhando com a resina PCR da Braskem tivemos a redução do lead time de 2 dias pelo fato da produção desta resina estar mais próxima do transformador quando comparamos a resina virgem. Menos CO2 na atmosfera! A proteção com o material PCR é a mesma, isso foi um dos pontos fundamentais para garantir a segurança do produto. Todos os testes de embalagem e produto foram realizados para o lançamento do projeto de tal modo que mantivéssemos o cumprimento e aprovação em um processo de homologação robusto.

Além da consumidora ser capaz de utilizar todo o produto de dentro da embalagem, a própria embalagem traz o conceito de conscientização da destinação do material de forma adequada, uma vez que a embalagem foi produzida a partir de resíduos de plástico flexíveis pós consumo e é 100% reciclável. A espessura das embalagens de SEMPRE LIVRE ® permanecem o mesmo, apesar dos desafios técnicos não aumentamos a quantidade de material plástico para incluir resina pós-consumo I’m Green Recycled® (PCR) fomentando assim a economia circular com a reinserção do plástico nas cadeias produtivas.

A embalagem é formada por Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), com isso, é identificada com o número 4 e possui esse símbolo na lateral da embalagem e é 100% reciclável, portanto deve ser destinada para a coleta seletiva juntamente com os demais plásticos, respeitando a economia circular.

Ver maior em nova página